domingo, 11 de dezembro de 2011

Choco


O choco (Sepia officinalis) é uma das espécies de cefalópodes mais comuns em Portugal Continental. 
Tal como a maioria das espécies de cefalópodes conhecidas o seu corpo apresenta um manto musculoso que envolve a quase totalidade dos seus órgãos internos e uma cabeça com olhos de grandes dimensões, onde se encontram 8 braços, a boca e o cérebro do animal. 
À semelhança das lulas, e outras espécies de chocos esta espécie apresenta 2 tentáculos retracteis próximos da boca. 
Os 8 braços são de pequenas dimensões e têm como função fixar as suas presas após serem capturadas ou agarrar o parceiro sexual durante a cópula
È entre o final de Agosto e início de Setembro, quando começam a aparecer os primeiros chocos da temporada, embora muitas vezes exemplares pequenos, e o facto do início da temporada de pesca coincidir com o corrico por excelência, para o choco é adiada a pesca mais para Novembro ou Dezembro para muitos pescadores, embora o actual mês de Outubro costuma ser um grande mês de entrada.

Na pesca após o lançamento recolhe-se lentamente a linha puxando a ponteira e dando pequenos toques na mesma para animar o palhaço.Recolhe-se depois a linha folgada com o carreto, voltando a puxar lentamente o palhaço com a ponteira, repetindo até chegar a terra.
Se aquando do recolher sentir um peso na cana ou um puxão, deve-se ferrar como se fosse um peixe de modo a prender o choco na fateixa do palhaço, depois, recolher sempre á mesma velocidade até terra.

Não se deve recolher violentamente porque se corre o risco de perder o animal.
Se pescar de um sitio alto (muralha, etc) deve-se levar um chalavar para apanhar o choco, pois é difícil puxar um choco de algum peso para cima no ar sem que este se solte do palhaço.
Se o choco se soltar pelo caminho, deixe de puxar e espere um pouco , ele irá novamente atacar o palhaço.
Se perder um choco tente fazer um lançamento o mais rápido possível para o sitio onde o perdeu, ele vai lá estar á espera, e o mais provável é atacar o palhaço.

Na gastronomia é maravilhosa,em pratos diversos