domingo, 4 de dezembro de 2011

Truta



A truta arco-íris é uma espécie de truta originária da América do Norte, mas que se encontra distribuída actualmente por todo o mundo.
 A espécie foi introduzida em pelo menos 45 países, para aquacultura, com um sucesso tremendo a nível económico, permitindo que quase todo o mundo tivesse acesso à sua carne.
As trutas arco-íris são peixes de água doce preferindo águas frias e claras com corrente moderada, sendo uma espécie apreciada para a pesca desportiva, principalmente em lagoas ou barragens de altitude.
Têm o corpo acastanhado ou amarelado, com pintas pretas na zona do dorso, também presentes nas barbatanas dorsal e caudal.
 Como característica distintiva têm uma risca rosada que se prolonga das guelras à barbatana caudal.
 A truta arco-íris pode atingir dimensões consideráveis (tendo em conta o seu habitat), podendo atingir entre 70 cm a 90 cm de comprimento e um peso a rondar os 10kg (embora existem dados de exemplares maiores e com mais peso).
Possui um hábito alimentar omnívoro, alimentando-se de minhocas, ovos de peixes, pequenos peixes, crustáceos e insectos.

É uma espécie tremendamente voraz, agressiva e lutadora, o que a torna um excelente chamariz para os amantes da pesca desportiva.
 Na Serra da Estrela, ela foi introduzida em algumas barragens (Vale do Rossim, Lagoacho, Lagoa Comprida, Lagoa do Viriato, entre outras) com esse fim.

A gastronomia portuguesa tem ricos pratos de truta e saborosos.