sábado, 12 de novembro de 2011

Manutenção das canas

As nossa canas também não podem ser esquecidas, pois sem elas não podemos trabalhar os nossos peixes.São uma ferramenta essencial nas nossas pescarias.

Ao chegar das nossas pescarias devemos lavar as canas com água morna e sabão neutro. Podemos  levar para o chuveiro e limpar durante o seu banho. Irá até economizar água e o sabão de sua casa, as varas ficarão limpas e cheirosas, pois usará até seu sabonete.

Secar tudo muito bem e passar  spray Silicone nos passadores. Eles aparentam que estão secos, mas entre a cerâmica e sua estrutura metálica, e debaixo do passador, entre a vara e a linha, existe uma humidade que não dá para se perceber e se não for retirada será um ponto de partida para uma oxidação.
As canas de encaixe com duas, três ou mais partes devem ter suas emendas lavadas, por fora e por dentro e depois secar muito bem, pois o cloro também é um agente agressivo para os equipamentos.
As canas telescópicas devem ser limpas com pano húmido antes de serem fechadas no final da pescaria. Caso tenham caído na água salgada ou doce e com areia, abrir a tampa inferior, passar água corrente entre os gomos, depois se for possível passar ar comprimido para secar internamente, ou deixar secar naturalmente sem a tampa inferior. Após verificar que está totalmente seca, recolocar a tampa e proceder o cuidado com os passadores como já foi descrito anteriormente.
Nunca guardar uma cana telescópica molhada, a pintura e o verniz dos gomos podem em pipocar e estragar toda a cana, além da água apodrecer dentro da cana .
Boas Pescarias