Mas não só quando chegamos das nossa pescarias também.
Um dos grandes erros que existe e a maioria dos pescadores comete a limpeza de seu Carreto, logo que acaba de pescar pega no equipamento colocando-o embaixo de uma torneira.
É um grande erro é que antigamente os Carretos não tinham rolamentos, usavam buchas de bronze, de teflon ou o eixo da coroa girava em bucha feita na própria carcaça do Carreto, resumindo, podia molhar a vontade que não estragava.
Hoje é diferente, eles usam vários rolamentos, com no mínimo 1 até com 18 rolamentos ou mais,o mecanismo é composto com dois anéis de metal com esferas internas de ferro entre eles que facilitam o manuseio do equipamento e dão mais suavidade.
O contato das esferas internas com a água provoca ferrugem (oxidação) que dependendo do tipo e qualidade do rolamento, uma simples entrada de água é capaz de danificar, provocar barulho.
O sal que é um dos maiores inimigos dos rolamentos e de qualquer tipo de material ferroso. Tudo isto acaba fazendo com que o mesmo tenha que ser trocado . São bem caros os nossos rolamentos por isso protejam limpios com carinho,o carreto é o bem precioso para as nossas pescarias.
Ao chegar em casa uma das coisas a fazer é tirar bobine e colocar em água corrente para limpar a linha e tirar qualquer tipo de resíduo que possa danificar o mesmo, ainda mais se for de alumínio e a falta de limpeza pode provocar uma corrosão terrível no equipamento que chega até a furar por falta de cuidado. Também tem o problema da linha, que tem que estar sempre limpa para não perder suas características e assim durar muito mais. Troque a linha sempre que a mesma perder o brilho e ficar opaca, pois estará velha e ressecada, irá romper sobre qualquer pressão.
O nosso Carreto limpinho e lubrificado e a nossa linha brilhante, agora sim podemos ir para as nossas pescarias sem preocupação de o nosso carreto nos deixe ficar mal.
Espero que isto ajude e boas pescarias.