quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Perca- Sol
A perca- sol é peixe de pequeno tamanho que não ultrapassa os 25 cm, corpo alto com cor muito vistosa. A. A sua ccoloração é de bandas azuladas que irradiam da cabeça até aos flancos. Mancha negra e vermelha na parte posterior do opérculo. Ventre amarelado.
A sua época de reproduçãoAbril a Julho/Agosto; Guadiana: Maio até Agosto; Março a Agosto.
O seu habitat ocorre nas zonas nomeadamente lagoas e troços de rios com escassa profundidade de corrente lenta e densa vegetação.
Esta espécie suporta a falta de oxigénio e altas temperaturas.
Ninhos em fundos de areia e gravilha; Os machos vigiam a postura e os alevins.
Controem um ninho que consiste numa depressão escavada no fundo pelo macho; Nos rios os machos nidificam junto a vegetação de macrófitas aquáticas submersas, enquanto nas barragens são em zonas descobertas menos profundas com declive suave, com areia e cascalho fino e médio.
A perca-sol alimenta-se de insectos consome preferencialmente larvas de quironomídeos, hemípteros, tricópteros,ovos de peixes.Podemos pescar todo o ano.
Para os pescadores desportivos esta espécie pesca-se relativamente facilidade, houve provas realizadas que ultrapassaram os 18 kg de capturas.
É uma espécie destruidora da nossa fauna, come ovos de outros peixes e crias pequenas, o unico que lhe da luta é o achigã que se alimenta dele.
Na pesca pega em todos os iscos ,havendo relatos que o próprio brilho do anzol o atrai sendo sido capturado sem isco.